sexta-feira, 27 de março de 2009

Palavras bagunçadas

Eu acho completamente injusto resolverem mudar a forma como escrevemos nessa altura do campeonato.

Agora que já passamos pelo martírio delicioso da alfabetização, que já sofremos horrores com as redações dissertativas para o vestiba e - pasmem! - agora que muitos já têm grau superior completo (mesmo não sabendo ao certo o que fazer com isso), temos que aprender de novo o processo todo!

Quem inventou essa barbaridade de cortar acentos e aglutinar palavras que simplesmente não combinam? Cadê nosso hífen bonitinho, nossa idéia com acento, o trema que deixava cada palavra mais charmosa e única??

De boa... quem inventou essa REFORMA ORTOGRÁFICA (que só no papel e no nome parece ser algo construtivo) não tinha nada melhor para fazer!!

Primeiro que essa de querer fazer todos os países falarem o mesmo Português, para mim, é papo mais do que furado. Segundo: quem disse que a gente quer falar igual aos outros?
Cada país que aguente suas próprias regras e se vire para aprender a escrever direito!

Ok, ok, eu realmente acho que o trema não fará falta (apesar de ainda defender que ele tornava a palavra um tanto charmosa) e que a ideia (sem acento) continua sendo produtiva, mas e daí?

O pára e o para não são a mesma coisa, criaturas! Já li não sei quantas frases em que esse simples acento agudo faz uma baita falta!!

Sem contar que a gente demorou anos, anos MESMO, para aprender quais paroxítonas eram acentuadas e agora, do nada, nós vamos ter que esquecer de algumas regras, aprender outras novas, e nos reciclarmos! Dá uma preguiça...

E o nosso bem-vindo que, de uma hora para outra, se tornou uma palavra que mais parece de espanhola: benvindo. Dá até vontade de falar em voz alta, com sotaque de amante latina (tipo Penelope Cruz que até hoje finge que não sabe falar inglês sem sotaque só porque acha que isso a torna mais sexy!).

Benvindo! Isso lá é português decente? Parece até um parente idoso, cuja mãe tinha gosto por nomes feios e estranhos!

Acho que vai demorar um tempo para eu me conformar. É que gente como eu, tão apegada a essas amigas chamadas palavras, gente assim se sente incomodada, ferida e chateada quando seres sem juízo resolvem mutilar nossas amiguinhas, tirando seus pobres acentos, ou fazendo com que uma se junte a outra sem nem se questionarem se assim ficariam bonitas.

Sem contar que gente como eu, perfeccionista descontrolada, não se conforma em escrever qualquer coisa errada, chega a ser pecado, e agora corre o sério risco de fazer isso a todo minuto, por ainda não saber ao certo o que mudou e o que permaneceu o mesmo.

É triste, tenho que confessar. Mas, como diria algum sábio por aí, na vida a gente se acostuma com tudo.

TUDO mesmo.

Até com um benvindo feio e xexelento...



OBS.: Por que a palavra perdeu o hífen?
Segundo o novo Acordo Ortográfico, prefixo terminado em consoante:
• Sem hífen diante de consoante diferente: intermunicipal, supersônico e benvindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário