sexta-feira, 22 de maio de 2009

A arte de se manter são


Às vezes fico pensando em como não enlouquecer nos dias de hoje e me pergunto se isso também acontece com todo mundo.

A gente vive uma vida tão corrida, cheia de coisas, parece que tudo precisa ser rápido, pra ontem, e qualquer coisa fora disso já causa desconfortos. Talvez isso tenha começa com a Internet, primeiro discada, que ainda nos testava e nos fazia ter paciência. Lembra de quando a gente precisava "conectar", ouvir aquele barulho irritante e rezar para que desse certo?! Eu me lembro das várias horas que esperava isso acontecer, e às vezes eu ficava mais horas tentando conectar do que, de fato, usando a internet! Hoje isso parece meio irreal, mas naquele tempo pelo menos a gente ainda precisava ter paciência.

Agora não é mais assim, pelo menos no meu caso. Ligo o pc e já estou automaticamente conectada, já entro no MSN e vejo se tenho scraps no Orkut. E quando isso começa a ficar lento (não absurdamente lento, mas o suficiente para ser mais lento do que o normal) o estresse já começa! Eu simplesmente não consigo esperar alguns instantes para carregar as páginas etc., isso me incomoda e é melhor desistir do que insistir.

Percebi isso claramente ontem, quando estava usando o pc do quarto da minha irmã, coitado, ele já tá meio velho e lotadoo de fotos e músicas, o que o torna, é claro, bem menos rápido do que o meu notebook relativamente novo e "vazio". Enfim, estava eu fuçando em alguns sites a pedido da minha mami, atrás de umas receitas de roupas de crochê, e aquilo estava demorando demais!! Eu xinguei, bati, gritei e desisti. Acho que minha mãe não entendeu bem o pq, já que ela não faz parte desse mundo virtual e achava que era normal demorar alguns segundos para que as fotos das roupas aparecessem bem na tela do pc.

Consegui imprimir duas receitas que ela queria, e ambas ficamos satisfeitas, mas isso me fez pensar no assunto sobre o qual escrevo agora, a minha falta de paciência.

Talvez ela exista até antes mesmo da rapidez que a Internet trouxe às nossas vidas, mas com certeza isso piorou - e muito - a situação.

Vai parecer clichê falar disso, mas com certeza era bem diferente na época em que a comunicação era feita por cartas. Demorava dias, até semanas! Isso para mandar, e mais outras tantas para receber a resposta! Hoje, se um e-mail fica sem resposta por mais de 3 dias, a gente já acha que a resposta não vai mais vir mesmo e parte pra outra!

Eu vejo essa ânsia de rapidez nas crianças também. Elas já nasceram nessa sociedade interativa e globalizada, então pra elas será ainda pior com o passar do tempo. Elas nem saberão ao certo o que é uma carta e quando contarem a elas que antigamente a Internet era algo impensável, serão capazes de rir na nossa cara. É sério, hoje em dia as crianças de 1 ano já sabem o que é um computador e, o que é ainda mais estranho, elas amam aquilo!!

Sei lá, às vezes me sinto privilegiada por ter tido um pouco desses dois mundos. Quando era criança, ia para o lugar onde meu pai trabalhava para brincar nas máquinas de escrever! E quando mudava de cidade, conversava com minhas amigas por cartas! E era tão tão emocionante isso tudo. Tem coisa mais divertida do que receber um pacote pelo correio? Sei lá, o papel, a letra, os adesivos colados, a dedicação que requer escrever uma carta, acho que isso um e-mail nunca vai ter.

Talvez assim eu tenha aprendido a dar valor às cartas e, apesar de toda minha impaciência atual, eu ainda aprecie isso mais do que aprecio qualquer coisa que a Internet possa me oferecer.

Voltando à realidade atual, e ao que me faz não enlouquecer de vez nessa rapidez incontrolável, eu paro e penso que há alguma chance de salvação pra mim. Penso na música e no fato de escrever, e isso me deixa mais tranquila. Penso nos livros que ainda serei capaz de ler e na delicadeza com que todos os autores os escrevem, e isso me faz ter paciência para esperar que eles primeiro os escrevam, para que depois eu os possa ler.

Pra não ficar louca de vez, tenho que me apegar a essas poucas coisas que me são sagradas, senão sou capaz de me afundar no estresse que MSN, Orkut etc são capazes de me causar.

Acho que se manter são nos dias de hoje é uma arte mesmo. E, para isso, vale tudo: terapia, rezas, muito chocolate, beijo na boca, fotografias, música, banho de mar, cinema, Lost, família, amigos, esperança.

Eu realmente ter essa esperança de que tudo ficará bem. Que eu vou conseguir me manter mentalmente saudável apesar de tantas coisas me causarem o contrário. Talvez seja mais fácil manipular pessoas descontroladas, à beira da loucura, e que por isso o mundo deseje tanto e se esforce tanto para enlouquecer a todos.

E talvez por isso a gente precise tanto se esforçar a ir contra isso e dizer não. Apesar do que nos acontece todo dia, apesar dos nossos hábitos estranhos, dos nossos cotidianos esquisitos, da nossa alimentação não balanceada e de nosso desejo de ter tudo pra agora, apesar disso a gente vai conseguir, pelo menos, manter algo de são na nossa mente confusa.

E é por isso que, apesar de eu ter milhões de coisas para estudar, já que o concurso é no domingo, apesar disso eu venho aqui escrever no blog, porque sei que preciso disso para não enlouquecer, em meio a licitações e contribuições previdenciárias.

Por isso que, se eu puder dar um conselho, eu diria que cada um de nós precisa achar algo que nos faça bem e fazer isso todo santo dia, só assim vamos conseguir afastar um pouco os problemas, dúvidas, dores, cansaço, torcicolo, e sobreviver lindamente a isso =)

Meu tempo de "recreio"de hoje acabou, mas amanhã tem mais...

2 comentários:

  1. A arte de relaxar é está com pouca prática entre todos nós. Mas tento a todo instante. Boas reflexões hehe

    ResponderExcluir
  2. amanhã dona Laura?
    hauehuaehuahe gostei, e todo mundo tá doido mesmo!!!! só não gosto que culpem a mídia por isso, vc já num tá cansada daquele papinho que culpa a mídia toda por toda a porcaria do mundo? tipo, "ai, a mídia passa os valores todos errados" como se ela inventasse sozinha esses valorese e resolvesse passar à sociedade assim do nada, me poupe né!!! q1uer culpar alguém e inventa que é a mídia, que nem reclamar do governo, tudo é culpa do governo! (não to dizendo que não seja, mas tudo tb não dá né =P) affs huaheuahe desabafando aqui amiga hueahuehaue xD mas concordo com vc amiga, todo mundo tá doido, a tecnologia tá mai loca que o batma e a gente tá perdendo a paciência por causa da tecnologia hehehe tb não aguento mais esperar mais de um minuto por uma reação do computador xD

    ResponderExcluir