sábado, 30 de maio de 2009

A derrota (e a vitória) de Susan Boyle

Suponha que você seja uma mulher e que quase chegou na casa dos 50 anos. Suponha que você aparenta ser bem mais velha do que realmente é. Suponha também que você é como Drew Barrymore e que nunca foi beijada, que passou grande parte da sua vida cuidando de uma mãe doente que um dia morreu e que se tornou a típica velha que tem um gato como companheiro.

Essa ERA Susan Boyle, poucas semanas atrás. Até que ela teve a idéia de sair de sua casa, de um vilarejo tão,tão distante, e tentar a sorte num programa de TV. Seu objetivo? Ser uma cantora profissional.

E foi o que ela fez. Quando ela subiu no palco para o primeiro teste, a primeira impressão de praticamente TODO MUNDO foi: ela é mais velha do que deveria, e mais feia também. Os jurados riram, o público fez piadinhos do tipo "FIU FIU", como que para demonstrar que todos sabiam que ela era feia e que não tinha a menor chance de ganhar nenhum concurso.

Mas ela cantou e, como se não se importasse, ela cantou bem. Acho que o que Susan fez para o mundo não foi simplesmente cantar, ela deu mais do que isso. Muitos cantam melhor que ela.

Com uma música que em sua letra diz "Eu sonhei que minha vida seria diferente desse inferno que eu vivo..." ela mostrou para quem quisesse ver que ser feia não importava muito, ou, o que é ainda melhor, mostrou que ser feia pode ajudar alguém!

Ela foi para a semi final, e depois para a final. De longe, era a maior favorita de qualquer programa parecido que já existiu. Mas hoje, nessa noite da grande final, Susan levou "apenas" o segundo lugar.

Para ser sincera, eu não achava que ela merecia ganhar, porque considero que muitos outros concorrentes cantavam melhor que ela, eram mais encantadores, lindinhos, e merecedores, mas agora que ela realmente não ganhou, sinto uma ponta de remorso, por ter sido tão dura com a coitada, e por dizer e repetir que ela nem era tão grande coisa assim.

Ainda acho que ela não é a melhor cantora, e, obviamente, não é a mais bonita, mesmo agora sem cabelos brancos e se vestindo um pouco melhor, mas, de algum modo, agora queria tanto que ela ganhasse!!!
Ainda vivemos num mundo, e creio que viveremos por muito tempo ainda, de gente que se acha melhor do que os outros por ser abençoado com uma boa genética. Eu mesma vivo fazendo uma dieta atrás da outra para ser tão magra quanto gostaria de ser.

Susan nunca vai ser bonita, isso é fato. Mas, vamos ser realistas, ela foi dar entrevista pra Oprah! Pra Oprah!!!! O vídeo dela é um dos mais vistos até hoje, e até aqui no Brasil ela apareceu em vários telejornais e foi alvo de muita fofoca pelo mundo todo. Qualquer um hoje sabe quem é Susan Boyle, mesmo torcendo por ela ou não.
Dizem que ningúem se lembra do segundo lugar, que só quem ganha é que entra para a história, e por isso necessitei escrever esse post agora, mesmo morrendo de sono e de frio, porque acho que não conseguiria fechar o olho sem expressar o que a derrota dela significa.

Mesmo perdendo, ela saiu toda rebolando do palco e não me parecia triste ou desapontada. Creio que o que ela sente agora é alívio, por tudo ter acabado e por ela ter sobrevivido. A mídia caiu em cima da coitada, comentava até o roupão que ela usa, entre outras coisas piores.
A pressão era grande. Para alguém que nunca beijou, ela até que conseguiu lidar bem com isso. Não deve ser tão fácil como parece sair do anonimato da noite pro dia e ser perseguido em todos os lugares, se sentir pressionado para ser o melhor e naõ ter outra opção além de ganhar.
Pois bem, ela fez o que veio fazer (cantar) e não ganhou, e foi por ela não ter ganho que eu vim aqui escrever. A derrota dela vai ser melhor do que a vitória, acreditem, porque, se tivesse ganho, todos falariam que isso já era óbvio, que o povo pode até ter roubado para ela ganhar, que foi comprado e bla bla bla, mas ela perdeu!!! E eu descobri isso porque li a seguinte manchete: Susan Boyle perdeu na final! Notem que a notícia não era: Grupo Diversity ganha o Britan's Got Talent. Muita gente mal sabe quem é o Diversity, apesar deles terem ganho! E é por isso que a Susan entrou para história, porque perdeu, mas também porque ganhou muito mais do que todos supunham.

Minha mãe ama a Susan, e eu sei como isso é difícil, já que ela não sabe nada de inglês e nem entende o que a Susan canta ou fala, mas isso não importa, porque minha mãe ama a Susan como um todo, a história dela, a feiura dela, a voz dela, mesmo quando não sabe o que ela diz. Para mim isso faz muito sentido.
A Susan é sobretudo corajosa porque nunca deixou que a opinião dos outros a impedissem de fazer o que ela gosta de fazer. Simples assim. Parece bobo, mas eu conheço um tantão de gente que não faz o que gosta porque tem medo de falhar, e realmente admiro qualquer passo que uma pessoa dá rumo ao maior sonho que tem, porque nenhuma derrota pode ser maior do que aquela chance que não aproveitamos, daquele caminho que não seguimos, daquele sonho que não vivemos.

Tenho certeza que a Susan vai gravar um CD e vai ganhar muita grana, ao menos é isso o que espero. Tem tanta gente por aí sem talento algum que fica milionário só porque tem bunda boa ou porque, de algum modo, nasceu com a bunda viradona pra lua. Eu comprarei o CD dela e darei de presente para minha mami, que amanhã vai fazer uma cara de lamentação quando eu contar que a Susan não ganhou o programa!!

Mas é isso, assim é a vida, inesperada e estranha, surpreendente e divertida.
E agora eu torço para que a Susan arrume um cara que a ame ou que pelo menos dê uns bons amassos nela xD

2 comentários:

  1. uhauheuhae uns bons amassos xD hahahuaheuhaee so´vc mesmo amiga xD

    ResponderExcluir
  2. parabens,vc teve a cotagem de falar coisa que muinta gente ñ tem coragem de falar!!Torso muinto por Susan!!Que DEUS ti abençoi muinto....

    ResponderExcluir