domingo, 26 de abril de 2009

A arte de sonhar

Ando ainda mais emotiva nesses dias porque a TPM causa, entre outras coisas, isso em mim.
Então acabei percebendo que, se tem algo que me emociona, é ver pessoas realizando seus sonhos. Percebi isso quando chorei com Susan Boyle cantando, e com todas as outras pessoas que sonham em cantar, e ganhar dinheiro, fama, ou qualquer outra coisa com isso. Percebo isso também quando vejo as pessoas ganhando casas novas no Extreme Makeover ou quando torço até para pessoas fictícias conseguirem conquistar o que tanto desejam, nem que isso signifique casar com um grande amor, assim como a Miss Poter.
Depois fico me pergunto por que será que torço tanto para que as pessoas se dêem bem em relação aos seus sonhos, grandes desejos, e acabo me tocando que torço por elas porque não consigo torcer para mim mesma. Acho que os sonhos das outras pessoas me emocionam tanto porque eu mesma não sei ainda com o que sonhar.
Digo, é óbvio que quero muitas coisas, como ganhar na Mega Sena, conhecer vários lugares, ir pra Disney com a Paty e ser muito magra, mas nada disso representa para mim o grande sonho da minha vida. Faz sentido?
Sei lá, é como aquela criança que já sabe o que quer fazer da vida, como ser médico, mesmo nem sabendo ao certo o que isso, de fato, significa. E quando ela cresce e acaba conseguindo o que queria, vive feliz, por saber que sempre soube o que era melhor para a vida dela.
Eu jamais fui assim. Queria ser empregada doméstica ou frentista de posto, e hoje nem sei por que queria isso. Nem de carro eu gosto, muito menos de limpar a casa!! Também nunca sonhei em ser jornalista, ohh vamos mudar o mundo com a comunicação, vamos salvar pessoas, denunciar os corruptos, gerar grandes mudanças.. Não, eu nem sequer sonhei em escrever sobre moda ou, quem sabe, culinária!
Mas eis que agora, já formada, vez ou outra me pego falando: eu devia ter sido cabeleireira, gosto tanto de ver o corte do cabelo tomando forma! Ou penso: "queria cuidar de gente com distúrbios alimentares", daí a Paty olha pra mim e diz que eu devia ter feito nutrição. Ou até mesmo psicologia, quando ela começa a falar super empolgada das coisas da faculdade dela e eu me empolgo junto. Ou será que eu devia ter feito Direito, meu Deus?
Mas não sinto falta das coisas que não cheguei a fazer, nem tampouco das coisas que já fiz um dia. Do que eu sinto falta mesmo é desse desejo profundo, desse grande sonho da minha vida que jamais existiu.
O que será que a gente sente quando deseja algo com todo o coração, útero e cérebro?? Será que quando isso se realiza a gente sente aquela coisa chamada felicidade e será que ela permanece pra sempre na gente depois disso?
Acho que por isso me emociono. É brega, eu sei, mas choro feito bezerro desmamado quando vejo a emoção de quem conseguiu o que queria. Sei lá, é um ato corajoso seguir sonhos, ainda mais quando eles são meio malucos, ou bem difíceis de se realizarem. Sonhar por sonhar também não vale nada, por isso que valorizo tanto aqueles que vão em busca do que querem sem nem olhar pra trás, nem olhar pro lado ou perder tempo só olhando pro céu.
Talvez as pessoas que querem tanto alguma coisa nunca se entediem. Mesmo que passem por muitas provações, mesmo que quebrem a cara tantas vezes, que se magoem com tantos "não", talvez se elas nunca desistirem, algum dia conquistam o que querem, e serão felizes como jamais pessoas como eu serão. Talvez elas realmente consigam isso ou, pelo menos, morram felizes tentando, porque têm certeza que fizeram a coisa certa.
E enquanto elas realizam coisas grandes (mesmo que pareçam pequenas para o resto do mundo), eu fico aqui, sem saber o que sonhar, o que querer, rezando para descobrir logo ou que, pelo menos, o prêmio de 10 milhões da Mega Sena venha para mim xD

Um comentário:

  1. essa de sonhar é mesmo soda! tb nunca tive um sonho e quando tive foi cortado pela raiz (lá vem ela de novo com a história da bailarina gorda xD ) huauehae na verdade nem era sonho não =P tb nunca tive um sonho =/ e quando fui fazer vestibular eu sentia que ia ficar feliz fazendo qualquer coisa =P pensa no desespero =S mas sei lá, acho que logo logo vc desobre o que quer da vida, daí persegue isso e quando chegar lá vai ficar insatisfeita hehehe a eterna insatisfação humana =P acho que isso acontece com todo mundo e que quem se julga feliz apenas descobriu que a felicidade tá nas pequenas coisas e no dia a dia, mesmo que vc esteja insatisfeito com o que faz =P aaah sei lá, mta filosofia né? hehehe

    ResponderExcluir